.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, agosto 25, 2006

#78 - Hockey Club de Sintra: subida à primeira agravou problemas financeiros

«Foi um sabor agridoce aquele que os dirigentes do Hockey Club de Sintra experimentaram com a ascensão do clube à primeira divisão. Em declarações ao Alvor de Sintra, o seu Presidente, João Henrique, sublinha que as despesas decorrentes da subida estão a agravar as dificuldades financeiras do clube revelando que os jogadores estão até a ser penalizados financeiramente com a promoção. No entanto, a manutenção, acredita, "é um objectivo realista que todos desejamos".

"A torneira da câmara secou" e a Federação da modalidade aumentou em 36,36 por cento os custos dos clubes com cada jogo realizado em casa. São estes os principais factores exógenos que levam a que o clube esteja em maus lençóis nesta pré-época. Já internamente, João Henrique não dispensa a autocrítica: "durante muitos anos vinha dinheiro de vários lados e não tínhamos de trabalhar muito, agora percebemos que não aproveitámos as oportunidades, não criámos rendimentos estruturais e estamos a sofrer com isso".

Sobre os aumentos impostos pela Federação, João Henrique não poupa críticas: "não fazem nada, estão cheios de dividas e impõem aos clubes esse pagamento que não é da sua responsabilidade".

O sintoma mais gritante das dificuldades que o clube atravessa é o facto dos jogadores estarem a receber menos que na época passada em que estavam na segunda divisão. Mas para o Presidente a vida do Hockey não é só espinhos, já que este facto "revela um amor à camisola que só nos pode deixar contentes".

No que respeita ao plantel, as mudanças não são muitas mantendo-se "a prata da casa" a assegurar o essencial do conjunto. A saída de um dos melhores jogadores, Diogo Silva, para o Olveirense, foi "uma machadada", confessa, mas nem por isso deixa de estar confiante na manutenção.»

in Alvor de Sintra - 24/08/2006